ArPa 2024 – Maria Polo: Arena Pacaembu - São Paulo

26 - 30 Junho 2024 
3a edição da ArPa

A Pinakotheke tem a alegria de apresentar para feira ArPa um estande solo dedicado a obra de Maria Polo (1937-1983). O recorte faz parte de um resgate da galeria trazendo trabalhos marcantes dos anos de 60 e 70. Maria Polo - Atuante nos anos 1960, nascida na Itália e residente no nosso país a partir de 1959, veio para o Brasil convidada por Pietro Maria Bardi. Realiza sua primeira individual no MASP - Museu de Arte de São Paulo.
Um dos nomes mais marcantes da abstração informal no Brasil nos anos 1960, com estética própria, Maria Polo faleceu precocemente, no ápice de sua carreira. "Para falar da pintura de Maria Polo", disse Vera Pacheco Jordão, no O Globo, em 1964: "deixe-se empolgar por aqueles quadros pintados em rajadas, com espátula, à maneira de Soulages, mas num estilo todo outro.
Se já conhecia o trabalho da artista, verá como esta patrícia e talvez parente de Marco Polo, antes mesmo de chegar aos trinta anos, subitamente manifestou-se adulta. Ou melhor, madura no realizar de sua obra segundo o caminho que desde o início é o seu, mas agora abrese em clareira luminosa. Aquilo que era força primitiva é agora lúcida afirmação. E vem à tona detalhes de sensibilidade, mais comoventes porque inéditos, criando uma atmosfera lírica que envolve em aura de poesia a vigorosa afirmativa de Maria Polo."