Gonçalo Ivo – Zeitgeist: Multiarte

12 Novembro 2024 - 17 Janeiro 2025

A Multiarte apresenta a exposição "Gonçalo Ivo - Zeitgeist", com 56 pinturas criadas pelo artista nos últimos cinco anos, das séries "Le jeu des perles de verre" ("Jogos de contas de vidro"), "Cosmogonias", "Cardboards"e "L'inventaire des pierres solitaires" ("Inventário das pedras solitárias"). A curadoria é de Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho.

A quase totalidade dos trabalhos é inédita, e apenas cinco deles estiveram na exposição homônima realizada no Paço Imperial, em abril de 2022, que teve 26 obras selecionadas pelo mesmo curador. Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho destaca que Gonçalo Ivo "é considerado um dos maiores coloristas contemporâneos do país". O artista nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 1958, e se divide entre seus ateliês na serra de Teresópolis, no Rio de Janeiro, em Paris e Madri.

O termo Zeitgeist significa "espírito de tempo", e foi usado inicialmente pelo filósofo e escritor alemão Johann Gottfried von Herder (1744-1803). Será exibido o filme "Gonçalo Ivo - uma biografia da cor" (2024, 28'), dirigido por Katia Maciel, com fotografia de Daniel Venosa, feito especialmente para a mostra.