A Pinakotheke São Paulo tem o prazer de convidar para a abertura da exposição “Encontro/Confronto – Hélio Oiticica e Waldemar Cordeiro”, que acontece no dia 22 de março de 2025, às 11h. A mostra reúne obras de dois dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, que participaram ativamente dos movimentos neoconcreto e concreto, defendendo caminhos distintos para a arte nos anos 1950 e 1960.
A pesquisa e os interesses que moveram Hélio Oiticica (1937-1980) e Waldemar Cordeiro (1925-1973) apresentam um paralelismo que, ao longo do tempo, ficou diluído. No Rio de Janeiro, Oiticica foi um dos principais articuladores do neoconcretismo, enquanto Cordeiro, em São Paulo, se tornou o grande porta-voz dos concretistas. Os embates intelectuais entre os dois grupos marcaram a história da arte brasileira.
Na grande sala da Pinakotheke São Paulo, 18 obras de Hélio Oiticica e 19 de Waldemar Cordeiro – provenientes de coleções públicas e privadas – serão apresentadas frente a frente, proporcionando um encontro que busca revisitar, já com o distanciamento do tempo, os diálogos e confrontos entre os dois artistas.Idealizada por Max Perlingeiro, a curadoria da exposição é compartilhada com o artista Luciano Figueiredo, um dos maiores especialistas na obra de Hélio Oiticica, e Paulo Venancio Filho, pesquisador dos dois movimentos. Além de promover essa reflexão histórica, a mostra celebra o centenário de nascimento de Waldemar Cordeiro.