A Pinakotheke Cultural Rio de Janeiro, em colaboração com o Instituto Victor Brecheret e com a iniciativa cultural de Orfeu Cafés Especiais, celebra o centenário da Semana de Arte Moderna com a exposição "Victor Brecheret e a Semana de Arte Moderna de 1922". Dividida em quatro módulos, a mostra, com curadoria de Max Perlingeiro, reúne aproximadamente 50 obras dos artistas Victor Brecheret (1894-1955), Anita Malfatti (1889-1964), Vicente do Rego Monteiro (1899-1970), Zina Aita (1900-1967), Helios Seelinger (1878-1965) e Di Cavalcanti (1897-1976).
Com aproximadamente 50 obras, doze delas integrantes do histórico evento no Theatro Municipal de São Paulo em 1922, a exposição destaca, em quatro módulos, raros e emblemáticos trabalhos de Victor Brecheret (1894-1955) e de outros artistas modernistas.
Doze obras que estarão na exposição fizeram parte do histórico evento no Theatro Municipal de São Paulo em 1922: de Anita Malfatti, "Onda" (circa 1915-1917) e "Penhascos" (circa 1915-1917); de Di Cavalcanti, três desenhos a nanquim, concebidos entre 1917 e 1924 para seu lendário álbum de gravuras "Fantoches da meia-noite" - "Fantoche com baralho", "Fantoche com leque" e "Fantoche no piano"; de Vicente do Rego Monteiro, "Cabeças de negras" (1920) e "Lenda brasileira" (1920); de Zina Aita, "Homens trabalhando (1922) e "Ícaro" (1922); de Victor Brecheret, as esculturas "Soror dolorosa" (circa 1919), encomenda do escritor Guilherme de Almeida (1890-1969), inspirada em seu "Livro de horas de soror dolorosa", "Vitória" (1920), raramente exposta, e "Ídolo" (circa 1919).
No módulo "Brecheret e a Semana de Arte Moderna" estão reunidas obras de Brecheret e de artistas que participaram da Semana de 1922: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Zina Aita, Vicente do Rego Monteiro e Helios Seelinger. Já "O feminino na escultura de Victor Brecheret" traz esculturas, em variados materiais e modalidades, sobre a figura da mulher. Dentro da temática feminina, destaca-se a escultura "Dama paulista" (1934), representação de Dona Olívia Guedes Penteado, uma versão em bronze, também existente em mármore, e ilustrada por um desenho da patrona das artes feito em 1924 por Tarsila do Amaral.