-
Edições Pinakotheke
-
Você sabia que a Pinakotheke tem uma loja digital?
Visite nossa loja virtual! -
Publicações em Destaque
-
Palavras no espaço: Escrita e visualidade na obra de Mira Schendel e Waltercio CaldasPor que artistas visuais recorrem à palavra escrita? E por que, no Brasil, essa convergência entre texto e imagem é tão fértil?
Neste livro, Ana Mannarino investiga a presença e a potência da palavra nas obras de Mira Schendel (1919–1988) e Waltercio Caldas (1946), dois dos nomes mais influentes da arte brasileira contemporânea. Longe de ser mero suporte ou comentário, a palavra em suas poéticas torna-se um campo de tensão e de descoberta, um lugar onde pensamento e forma se confundem.
-
FREDERICO MORAIS: ARTE E CRÍTICA - VOLUME 1 & 2Frederico Morais – Arte e Crítica reúne, em dois volumes, a fortuna crítica publicada pelo jornalista, crítico, escritor, historiador da arte, diretor artístico e curador Frederico Morais (1936) no jornal O Globo ao longo das décadas de 1970 e 1980. Organizado por Stefania Paiva e Rodrigo Andrade, fruto de uma pesquisa de dez anos, o conjunto apresenta cerca de 500 textos desse período. A obra integra as comemorações dos 100 anos de O Globo e celebra os 90 anos do autor, referência incontornável da arte contemporânea brasileira.
-
Práticas dissidentes: artistas contemporâneas brasileirasPráticas dissidentes: artistas contemporâneas brasileiras, investiga como 19 artistas visuais — consagradas e emergentes — responderam às mudanças sociais no Brasil ao longo de sessenta anos. Em vez de dividir por gerações, o livro acompanha rupturas e viradas históricas: a ditadura militar (anos 1960-1970), a redemocratização (anos 1980), as transformações do início do século XXI, a ascensão da direita no fim dos anos 2010 e o surgimento recente de uma geração mais diversa, mobilizada por igualdade de gênero e direitos LGBTQIAPN+.
-
PAUSA & LINHA: O PODER EM FERNANDA MONTENEGROFascinado e intrigado pelas pausas e hiatos presentes tanto nas conversas como nas atuações de Fernanda Montenegro, Joaquim Falcão, professor de Direito Constitucional e também membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), recorre a pensadores e artistas de vários campos do saber para decifrar a força dos silêncios na grande atriz. Contém 20 QR codes que levam o leitor a desenhos, imagens, fotos, animação e voz. A escritora Rosiska Darcy de Oliveira, da ABL, escreve na orelha do livro.
-




